domingo, 26 de fevereiro de 2012

Redução no Valor dos Benefícios Previdenciários

      A grande maioria dos beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), se deparam com uma dura realidade em relação ao valor real dos seus vencimentos. Embora amparado por princípio constitucional, a "IRREDUTIBILIDADE NO VALOR DOS BENEFÍCIOS", gera confusão e revolta  em grande parte dos aposentados e pensionistas. Trata-se de questão de cunho histórico, eis que em diplomas anteriores, houve vinculação do valor dos benefícios previdenciários ao salário mínimo nacional. 
      Não precisamos procurar muito para encontrar um beneficiário descontente com os vencimentos, resumindo suas "queixas" em: "- na data da minha aposentadoria recebia valor equivalente a 05 salários mínimos, hoje apenas 02 e meio". Para resolver tal dilema é necessário deixar claro que os benefícios previdenciários não possuem qualquer vínculo com o salário mínimo (independente de ser justo ou não, o que não será avaliado neste momento), e sim na correção (de acordo com a inflação) e no reajuste anual. 
        O salário mínimo normalmente possui aumento superior ao reajuste dos benefícios previdenciários, o que faz com que se mantenha o valor real das aposentadorias/pensões/auxílios, embora se perceba uma diminuição no poder aquisitivo.

       Este Blog tem por objetivo auxiliar, orientar e discutir questões previdenciárias, focando principalmente nos benefícios e possíveis revisões dos mesmos. 

           Uma boa orientação é fundamental tratando-se de parcela de tamanha importância na vida do beneficiário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário